01/02/10

E-manuais e Repositórios Abertos em debate na UAb

A Universidade Aberta (UAb) vai realizar, no dia 22 de Janeiro de 2009, pelas 14h30, o workshop “Materiais Pedagógicos Digitais: e-manuais e Repositórios Abertos”, que decorrerá no Salão Nobre da UAb.

Tendo como objectivo evidenciar duas realidades distintas, mas coexistentes, nomeadamente o acesso a materiais digitais para utilização pedagógica (e-manuais, de acesso não-livre, usados em cursos formais e não formais da UAb); e o acesso livre a conteúdos científicos, que se enquadram no “Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal” (www.rcaap.pt), o encontro visa contribuir para clarificar, diversificar conceitos e formas alternativas de acesso ao conhecimento, em particular ao conhecimento científico.

No workshop será apresentado o Projecto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento dos e-manuais da UAb e uma palestra intitulada “A via verde para o acesso livre à literatura científica: repositórios e políticas institucionais de auto-arquivo”, proferida pelo Dr. Eloy Rodrigues, da Universidade do Minho.

O evento, de entrada livre, é organizado pelo coordenador do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento dos e-manuais da UAb, Prof. Doutor Fernando Caetano, com o apoio do Pró-Reitor para a Inovação em Ensino a Distância da UAb, Prof. Doutor António Teixeira.

Sem comentários: