01/10/10

Modelo pedagógico da Universidade Aberta

O modelo pedagógico da Universidade Aberta foi aprovado tendo em conta a sua especificidade de instituição superior de ensino a distância e as novas metodologias de ensino e aprendizagem permitidas pelas actuais tecnologias de informação e comunicação.
Deste modo, o modelo pedagógico aprovado pela Universidade Aberta representa uma alteração radical com os métodos pedagógicos que eram utilizados anteriormente.
Efectivamente ele está estruturado em quatro grandes linhas de força:
- a aprendizagem centrada na(o) estudante: a/o estudante é construtor do seu conhecimento, recorrendo a estratégias de auto-aprendizagem que assumem duas vertentes: uma mais independente, realizada de forma autónoma com base nos materiais disponibilizados pela(o)s Professores, e outra, complementar, de carácter cooperativo e colaborativo, traduzindo-se no diálogo e na interacção com as/os colegas de turma.
- o primado da flexibilidade: o modelo é essencialmente assíncrono, o que permite a não coincidência de espaço e a não coincidência de tempo. A ênfase nas tecnologias assíncronas possibilita à/ao estudante gerir efectivamente os seus tempos de acesso online, de pesquisa individual, de estudo e aprofundamento dos temas e/ou de interacção com a/o professor e as/os outra(o)s estudantes.
- o primado da interacção: é conferida uma grande importância à interacção estudante-estudante, através de grupos de discussão no interior das turmas virtuais, por intermédio dos fóruns disponibilizados, os quais têm por finalidade estimular a iniciativa e o envolvimento da(o)s estudantes; por outro lado, a interacção escrita possibilita o desenvolvimento pela(o)s da sua capacidade de reflexão crítica.
- princípio da inclusão digital: tendo em conta o desenvolvimento muito rápido das novas tecnologias de informação e comunicação, o modelo adopta a permissa de que a educação de adultos a distância deverá contribuir para a diminuição do fosso entre info-incluídos e info-excluídos digitais.
Isto significa que o papel atribuído às/aos estudantes neste modelo pedagógico (assim como as expectativas que se têm em relação a ela(e)s), é muito diferente daquele que lhe era concedido pelo ensino a distância tradicional (que, em última análise, se satisfazia com a mera realização de um exame final).
Por isso, queremos destacar, em especial, a importância que a participação e a intervenção da(o)s estudantes nas turmas se reveste para a obtenção de sucesso escolar.
As questões e dúvidas que tenham sobre esta matéria poderão ser colocadas no Fórum de Apoio Pedagógico e Científico.
Saudações

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