16/04/10

Doutorada pela UAb regista patente de software educativo




O projeto resultante da investigação desenvolvida pela Profª Doutora Paula Escudeiro, no âmbito do doutoramento realizado na Universidade Aberta (UAb), encontra-se em processo de registo de patente. O X-TEC- Techno-Didactical Extension for Instruction/Learning Based on Computer nasceu na sequência da tese defendida na UAb, com a orientação do Prof. Doutor José Bidarra, docente do Departamento de Ciências e Tecnologia da UAb.

Com aspetos computacionais e educacionais, o software educativo X-TEC permite “que qualquer tecnólogo educativo assuma um papel preponderante em todo o ciclo de desenvolvimento, contribuindo de forma decisiva para a qualidade pedagógica do produto, sem ser limitado pela falta de conhecimentos tecnológicos”, como explica a investigadora.

A par do modelo X-TEC foi criada uma framework de avaliação para a aplicação educativa, com a finalidade de aferir a sua qualidade em qualquer fase do seu ciclo de desenvolvimento. O registo provisório da patente do X-TEC já foi aprovado e prevê-se a edição de um livro sobre o projeto.

Sem comentários: